quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Construção civil registra aumento nos exames de audiometria

Balneário Camboriú/SC - De 2012 a 2013, cresceu 50% o número de exames de audiometria realizados junto aos trabalhadores da construção civil em Balneário Camboriú. A média mensal de 500 exames registrada em 2012 subiu para 750 exames/mês no primeiro semestre deste ano. A informação é da fonoaudióloga do Sesi, Alice Farina. O procedimento em saúde é feito através de parceria entre Sinduscon de Balneário Camboriú e Sesi, e não tem custo ao trabalhador.

Os exames de audiometria são feitos no ato da admissão, seis meses após a admissão, uma vez por ano e no ato da demissão. São fundamentais para verificar a saúde do trabalhador e eventuais perdas que possam ter ocorrido durante sua atuação no ambiente de trabalho. É através da audiometria que se avalia estas perdas, se monitora o quadro e, principalmente, se reforça junto ao trabalhador a importância de utilizar os protetores auriculares ao longo de sua jornada de trabalho.

Para o presidente do Sinduscon de Balneário Camboriú, Carlos Humberto Metzner Silva, este aumento expressivo no número de exames de audiometria que têm sido verificados se deve, principalmente, à conscientização de empresas e trabalhadores quanto à importância de cuidar e monitorar a saúde de seus funcionários. 

"Nós, do Sinduscon, realizamos um intenso trabalho de conscientização nos canteiros de obras, sempre falando da importância dos operários utilizarem seus equipamentos de proteção e realizarem todos os exames de saúde necessários. Ficamos muito satisfeitos diante destes números e entendemos que eles revelam uma caminhada ascendente em saúde e segurança no ambiente de trabalho", enfatiza Silva.
Audiometria
A audiometria é um exame que avalia a audição, é simples, indolor e feito por um fonoaudiólogo. O examinando é colocado numa cabine acústica que visa isolá-lo dos sons ambientais, com uma parede de vidro através da qual o examinador pode vê-lo. 

Quase todo o exame transcorre em silêncio, salvo as comunicações entre o paciente e o examinador. O examinado coloca um fone de ouvido, acoplado a um pequeno microfone, através do qual ouvirá certos sons emitidos pelo examinador e deverá responder a eles mediante sinais gestuais previamente combinados. Durante os testes, o fonoaudiólogo consegue diagnosticar o nível de audição do paciente e identificar possíveis perdas auditivas.
 
Data: 09/08/2013 / Fonte: Sinduscon de Balneário Camboriú